Dicas de como montar uma academia

In Academia

Escolha uma boa localização

A academia deve ficar localizada em lugares estratégicos. Não deve haver outras academias na região escolhida, competir com quem já está há muito tempo no mercado pode ser arriscado. Além disso, é preciso dar preferência para locais com grande movimentação de pessoas diariamente e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais.

Conheça o perfil dos clientes

A partir da definição do local, é possível ter noção do perfil dos clientes. É necessário avaliar se as pessoas que frequentaram a sua academia serão na grande maioria jovens ou idosos, com alto ou baixo poder aquisitivo, os hábitos e costumes das pessoas daquela região. Todas as informações são fundamentais para montar um estabelecimento que atenda as necessidades da maioria.

Fique atento às condições do imóvel

O imóvel escolhido para montar a academia deve ter uma boa estrutura, afinal, o estabelecimento irá comportar uma grande quantidade de pessoas e equipamentos. Além da instalação elétrica em ótimas condições e disponibilidade de várias tomadas, é preciso que o local tenha boa iluminação e seja bem ventilado.

Cumpra com as exigências legais

Antes de colocar a academia em funcionamento, é necessário cumprir todas as exigências legais para abrir um negócio. O ideal é contratar um contador para legalizar a sua empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura Municipal (Alvará), Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição), Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros Militar e registro do estabelecimento no CONFEF.

Contrate bons profissionais

Não é obrigatório ser um Educador Físico para abrir uma academia, porém, é determinado por lei a permanência de profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes. Também é indispensável à contratação de auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos e atendentes.

Defina a estrutura da academia

A estrutura completa da academia deve ser definida de acordo com o perfil do público alvo, quanto mais diferenciais, maior o investimento necessário e consequentemente, maior o valor das mensalidades. A área escolhida deve ser superior a 250m², sendo composta por: recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para aquecimento/alongamento, espaço para ginástica, espaço para musculação com aparelhos, vestiários femininos e masculinos com espaço para armáriosSe a intenção for se diferenciar dos demais estabelecimentos, o empreendedor também pode optar por acrescentar: loja de produtos fitness, lanchonete, sala de visitas, espaço de recreação para crianças, espaço voltado para beleza e estética, estacionamento próprio.

Invista em bons equipamentos

A academia necessita de diversos tipos de equipamentos, eles podem ser classificados como esportivos e administrativos. O preço dos equipamentos não pode ser considerado como fator principal, é essencial priorizar a qualidade para evitar prejuízo e conquistar a confiança dos usuários.